quarta-feira, 20 de maio de 2009

Hubble <3

Eu fui dar uma olhada no único blog de pessoa que eu leio todos os posts... pq eu.. não sei.. talvez porque eu me preocupe, ou simplismente quero saber o que se passa... E NÃO EU NÃO QUERO NADA EM TROCA, EU NÃO VOU TE USAR E FALAR MAL DE VOCÊ, ok?

E vi algo que me animou ^^ o Hubble tá de volta...assim eu corri na uol e roubei a reportagem deles!

Reformado, telescópio Hubble volta a órbita no espaço

O telescópio Hubble, com baterias recarregadas e novos instrumentos, foi recolocado em órbita nesta terça-feira (19) e está pronto para impressionar o mundo com imagens do Universo. Enquanto isso, o ônibus espacial Atlantis já se prepara para voltar à Terra.

A Nasa (agência espacial dos EUA) informou que, para concluir a atual missão, de US$ 220 milhões, a astronauta Megan McArthur retirou o telescópio do compartimento superior da nave, soltando-o a uma distância de 563 km da Terra.
Pouco depois, o comandante do Atlantis, Scott Altman, ligou por alguns instantes os motores do ônibus espacial e começou a se afastar do Hubble, até ficar a cerca de 360 km da Terra, órbita da qual, na sexta-feira (22), voltará ao Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida.

O Hubble, que pesa 13 toneladas e já deu mais de 97 mil voltas ao redor do planeta, entrou em órbita há 19 anos. Nesse período, revelou à humanidade imagens impressionantes das confins do Universo.

No nono dia da quinta e última missão da nave no Hubble, Altman manobrou o Atlantis para que se posicionasse corretamente e ordenou a abertura das portas do telescópio, que recebeu a luz das estrelas.

Depois, Megan utilizou o braço robótico da nave [seria isso uma deixa pra filme porno?] para retirar o telescópio do compartimento da nave, levantá-lo e liberá-lo. Nessa hora, o Atlantis encontrava-se sobre o Oceano Atlântico e se movia em direção à costa da África.

Durante vários dias da missão, o telescópio ficou num compartimento do Atlantis [OMG ele foi preso e ficou em cacer privado!] enquanto os astronautas trocavam baterias, limpavam mecanismos e instalavam equipamentos que melhorarão a capacidade de observação do instrumento.

O Atlantis decolou para a atual missão no dia 11 de maio. Sua nave-irmã,[gostaria de conhecer toda a família hauhauha] a Endeavor, ficou pronta numa rampa de lançamento caso houvesse a necessidade de uma missão ser enviada para salvar os astronautas no espaço.

Para realizar os trabalhos no Hubble, o Atlantis atingiu uma órbita muito acima da faixa na qual fica posicionada a ISS (Estação Espacial Internacional, em inglês).


vou ficar aqui que meus livros não serão lidos sozinhos!
e só um ps: minha tatoo tá bem.. já até parou de doer.. ^^

Um comentário:

  1. THREE CHEERS FOR HUBBLE \Õ/

    E, kyuh, você me fez rir feito uma idiota, aqui @_@ Te amo ♥

    ResponderExcluir